Nos últimos dias, os Encarregados de Educação dos alunos da EB António José d'Avila e da Escola da Vista Alegre ficaram a saber que a Escola não tem recursos humanos suficientes para garantir o prolongamento de horário nestas escolas. Uma notícia que apanhou todos de surpresa, e que vem dar razão à CDU, que há longos anos afirma que o quadro de docentes e não docentes é manifestamente insuficiente. Esta situação, justificada com a necessidade de os funcionários existentes darem resposta às exigências sanitárias decorrentes da prevenção à covid-19, demonstra que são precisos mais funcionários nas escolas - nesta unidade orgânica, mas não só -, uma luta de sempre da CDU.
Para a CDU Faial, esta é uma situação inadmissível, ainda para mais a poucos dias do início das aulas, que deixa os pais sem qualquer alternativa para deixar os seus filhos depois das aulas, uma vez que os ATL da ilha estão completamente cheios.
No conjunto destas duas escolas estamos a falar de cerca de 100 crianças que não terão a valência de prolongamento de horário neste ano letivo, aliás um problema que já se começou a verificar no ano letivo transato e que foi solucionado provisoriamente. A falta de funcionários na unidade orgânica é um problema conhecido e que tarda em ser resolvido.
Não sendo uma valência de carácter obrigatório, a verdade é que ao longo dos anos ela foi sendo possível e os Pais e Encarregados de Educação foram contando com essa resposta social para organizarem o seu dia a dia.
A CDU Faial exige do Governo Regional, que já tem conhecimento desta situação, a integração rápida de funcionários não docentes, com vínculo permanente ao quadro desta Unidade Orgânica, em número suficiente, sob pena de estar a ser criado um grave problema social na ilha do Faial.