O secretariado da DORAA do PCP reafirma a importância fundamental do aumento dos salários para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e das suas famílias, bem como para o crescimento económico do País e em particular dos Açores.
Neste sentido, não podemos ignorar a importância fundamental do salário mínimo no combate à pobreza, designadamente a pobreza laboral.
Na Região não só não se assistiu a um aumento geral dos salários, como também existem situação particularmente gravosas de salários baixos e em atraso, ou de pagamento de salário por parcelas, como se tudo isto fosse normal e não desregulasse a vida de quem depende do que ganha para fazer face às suas despesas mensais.
Disso são exemplo os salários e subsídios de férias em atraso dos trabalhadores da empresa PROVISE.
Esta questão deverá ser tida na devida conta pela Inspeção Regional do Trabalho, que deverá atuar em conformidade e sem perda de tempo. Mas não basta: também a tutela política tem o dever de intervir, pois se trata de uma empresa que presta serviços de portaria e vigilância em várias estruturas tuteladas pelo Governo Regional.
Ao longo dos anos, o PCP/Açores tem vindo a colocar a necessidade do reforço dos meios humanos e técnicos da Inspeção Regional de Trabalho.
Na nossa Região, os casos preocupantes e evidentes cada vez são mais.
Os trabalhadores do setor continuam a ter vínculos laborais absolutamente precários, remunerações sempre demasiado baixas e cargas horárias muito elevadas.
O secretariado da DORAA do PCP saúda as iniciativas e as lutas dos trabalhadores da PROVISE.
Reafirmamos o compromisso dos comunistas açorianos de lutar por transformações sociais, económicas e políticas que contribuam para que a nossa Região adote um rumo de desenvolvimento harmonioso, que se traduza na melhoria das condições de vida de todos os açorianos.
Ponta Delgada, 28 de Agosto de 2019
O secretariado da DORAA DO PCP.