O Deputado do PCP eleito pela ilha das Flores, João Paulo Corvelo, através de um requerimento questionou o Governo Regional sobre a enorme dificuldade em conseguir reserva aérea para viajar de e para a ilha das Flores nas próximas semanas. Nos últimos dias muitas têm sido as queixas de residentes e turistas que se deslocam aos balcões da SATA pretendendo viajar de ou para a ilha das Flores nas próximas semanas e que não conseguem realizar a sua reserva de voo com confirmação de lugar.
Dois exemplos simples: de dia 29 de Julho até 2 de Agosto não existe absolutamente nenhuma disponibilização de lugares para viajar desde Ponta Delgada para as Flores - cinco dias consecutivos sem lugares PDL-FLW!; e entre o dia 4 e 10 de Agosto não é possível conseguir qualquer reserva de ligação aérea da ilha das Flores para o Faial - sete dias seguidos sem lugares FLW-HOR!
Assim, o Deputado do PCP eleito pela ilha das Flores, João Paulo Corvelo, considera que é absolutamente imperioso que urgentemente sejam criados voos extraordinários de e para a ilha das Flores.
REQUERIMENTO
Os voos entre as ilhas dos Açores são fundamentais para que existam condições de maior acessibilidade e plena mobilidade de e para qualquer uma das ilhas da Região, tanto para residentes como também para turistas. Esta é uma condição essencial para a coesão da Região, bem como para propiciar condições de desenvolvimento económico das nove ilhas do arquipélago.
Nos últimos dias muitas têm sido as queixas de residentes e turistas que se deslocam aos balcões da SATA pretendendo viajar de ou para a ilha das Flores nas próximas semanas e que não conseguem realizar a sua reserva de voo com confirmação de lugar.
Como mero exemplo note-se que entre o dia 29 de Julho e 2 de Agosto não existe absolutamente nenhuma disponibilização de lugares para viajar desde Ponta Delgada para as Flores… em cinco dias consecutivos! Também entre o dia 5 e 14 de Agosto só é possível efetuar reserva aérea nessa rota em apenas três dias… numa semana e meia!
Igualmente de enorme gravidade é a impossibilidade de conseguir qualquer ligação aérea da ilha das Flores para o Faial entre o dia 4 e 10 de Agosto... sete dias consecutivos! Nessas mesmas datas em apenas três dias é possível encontrar vaga para viajar desde as Flores para Ponta Delgada.
Considerando que as Obrigações de Serviço Público para o transporte aéreo regular no interior da Região ditam que “havendo listas de espera superiores a 48 horas para um determinado destino a concessionária é obrigada a reforçar a sua oferta”.
Assim sendo, a Representação Parlamentar do PCP considera que é absolutamente imperioso que urgentemente sejam criados voos extraordinários de e para a ilha das Flores.
Assim, a Representação Parlamentar do PCP, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, solicita com urgência ao Governo Regional as seguintes informações:
- Tem o Governo Regional conhecimento que não existe nenhuma possibilidade de efetuar reserva aérea de e para a ilha das Flores em muitos dias nas próximas semanas?
- No cumprimento das Obrigações de Serviço Público das ligações aéreas inter-ilhas, tenciona o Governo Regional intervir com urgência para que este caso seja rapidamente solucionado?
25 de Julho de 2017
O Deputado do PCP Açores
João Paulo Corvelo