CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Regional
  4. Comunicado da Direção da Organização Regional do PCP Açores (DORAA)

Temas

11 julho 2023

Comunicado da Direção da Organização Regional do PCP Açores (DORAA)

  • Imprimir
  • Email
Twitter

WhatsApp_Image_2023-07-09_at_11.26.57_1.jpg

A Direção Regional do PCP Açores (DORAA) esteve reunida no sábado, dia 8 de julho, em Ponta Delgada, para analisar a situação política e social, tanto a nível nacional como regional, e traçar as principais linhas de intervenção política do PCP.

Situação social regional

Na Região, a    situação     social     agrava-se, e     a     ausência     de     respostas     ou as respostas insuficientes estão a colocar cada vez mais açorianos numa situação em que o salário não chega para o mês todo, e cada vez mais sobram dias do mês sem salário. Esta é a consequência imediata da política de direita, tanto do Governo do PS, como do Governo Regional da coligação de direita apoiada pela extrema-direita, apostada em manter baixos salários e pensões. Também é o resultado da falta de medidas que seriamente combatam os sucessivos aumentos dos preços, a subida do custo do crédito à habitação, que já está a provocar situações dramáticas, ou as rendas de casa com valores proibitivos.

O aumento substancial do turismo não se reflete na melhoria das condições de vida de muitos açorianos, e nem sequer nas vidas dos que diretamente trabalham no sector: pelo contrário, em muitos casos é sinônimo de desregulação dos horários e aumento da sazonalidade, sem alterar os salários, que têm como referência o salário mínimo regional.

Em outros sectores, como a portaria e vigilância, temos empresas que dão maus exemplos relativamente aos direitos dos trabalhadores, e têm a cobertura do Governo Regional que não reforça os meios da inspeção de trabalho. Permite-se assim que estas empresas prestem serviços ao Governo Regional e ao sector público empresarial regional sem respeitar os direitos dos trabalhadores.

O Governo Regional da coligação de direita, com o apoio parlamentar da extrema-direita, faz muito pouco para travar a perda de poder de compra da maioria dos açorianos, e parece imitar o governo da República com iniciativas rodeadas de grande publicidade, mas que não têm um impacto real na vida das pessoas. O que era necessário era terminar com o jogo do empurra entre Governo Regional e Governo da República, e ambos assumirem as suas responsabilidades e darem resposta aos problemas das pessoas, através de aumentos reais dos salários e das reformas, do fim da precariedade na administração publica regional, de apoios sociais, de apoios aos agricultores, de infraestruturas essenciais como o Porto das Lajes das Flores, e pondo fim à falta de meios humanos e materiais que paralisa as respostas que é necessário dar na diversas áreas. Este empurrar as responsabilidades de um governo para o outro apenas adia a resolução dos problemas.

Na área da Cultura foi reconhecida a realidade dos factos por nós denunciados: o Teatro Micaelense está subfinanciado, e o edifício apresenta vários problemas devido à falta de manutenção a que foi sujeito. Também foi reconhecida a justeza das reivindicações dos trabalhadores, parcialmente atendidas só depois das manifestações públicas que tiveram lugar em São Miguel.

O PCP Açores salienta a urgência de se proceder a uma ação concreta, e pede que ao reconhecimento dos problemas existentes se sigam as respostas necessárias, sem se perder mais tempo. Isto não se refere apenas a este caso concreto como a todas as outras situações problemáticas que se verificam na área da cultura, e que também limitam e condicionam o desenvolvimento da Região.

Mais um exemplo é o do patrimônio aeronáutico da ilha de Santa Maria, que é riquíssimo e já está identificado por vários especialistas em História da Aviação Civil, mas parece ter sido deixado ao abandono. Tanto as antigas Torre e Sala de Controlo do Aeroporto quanto o enorme espólio documental existente, apesar do seu elevado interesse histórico, não estão sendo nem protegidos nem aproveitados em prol de Santa Maria.

Na habitação, é preciso enfrentar o problema do aumento brutal das taxas de juro do crédito à habitação. As taxas de juro decididas pelo BCE e pela União Europeia estão a causar um drama brutal para mais de um milhão de famílias. O PCP tem vindo a apresentar um conjunto de medidas na Assembleia da República, para que fossem os lucros dos bancos a pagar o aumento dos juros das prestações, mas estas propostas foram rejeitadas pelo Governo da República, acompanhado por PSD, IL e Chega. Na Região, para travar a escalada do aumento dos custos da habitação, é necessário criar e reforçar incentivos à recuperação de habitações devolutas, degradada e em estado de ruína, dando a possibilidade de comprar ou arrendar casas a custos controlados.

No transporte aéreo, é preciso tomar medidas concretas que deem resposta e não limitem e condicionem o desenvolvimento económico das ilhas, como se vê acontecer na Graciosa. A falta de estratégia e planeamento traduz-se no correr atras do prejuízo, e limitar-se a responder a mais ou menos contestação. Não basta dizer que se tem mais ligações aéreas quando o peixe fica atrás e perde valor, ou quem precisa de se deslocar para outra ilha não tem lugar.

Nos transportes marítimos, nomeadamente no transporte de mercadorias, existem falhas e insuficiências, como os pequenos e médios empresários bem sabem e lamentam. A Região precisa de uma estratégia de transportes marítimos, acompanhados pelo reforço dos outros meios e por uma planificação eficaz.

Neste quadro, só mesmo os trabalhadores e as populações podem travar esta corrida para o desastre, lutando não só pelo direito a terem uma vida digna, mas também para defender a nossa economia e as possibilidades de desenvolvimento da nossa Região.

O PCP Açores saúda a luta dos trabalhadores dos Matadouros, dos oficiais de justiça, bem como as lutas das populações, nomeadamente pelo direito à habitação, à saúde e a viver melhor na nossa terra.

Pelo seu lado o PCP Açores tem vindo a reforçar a sua intervenção em defesa dos trabalhadores, dos micro, pequenos e médios empresários, do sector produtivo e das populações, nestes últimos meses em contínuo contato com todos eles, passando mensagem que só pelo reforço do partido será possível travar a ofensiva atual.

Estamos e estaremos, em cada concelho e em cada ilha, ao lado dos trabalhadores e da população, que lutam por uma vida melhor e exigem uma mudança.

DORAA
08/07/2023

Tags: PCP, DORAA
  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social 15 abril 2025
Apresentação da lista da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas 2025 04 abril 2025
Apresentação do primeiro candidato da CDU pelo Círculo dos Açores às Eleições Legislativas de 18 maio de 2025 30 março 2025
PCP/Açores defende medidas urgentes para combater injustiças e impulsionar o desenvolvimento da Graciosa 10 março 2025
CDU denuncia abandono da ilha das Flores e exige soluções 05 março 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU