
Aníbal Pires afirmou que os indicadores sociais da Região mostram que estamos na cauda das regiões portuguesas. Os problemas são bem conhecidos e por múltiplas vezes e a CDU os tem apontado. No entanto, sublinhou o candidato da CDU, “se olharmos para o mapa da pobreza e para o mapa do insucesso escolar, vemos que eles coincidem.”
Assim, Aníbal Pires considerou que é necessária uma aposta mais decidida em termos de educação e de formação. Apesar de em período eleitoral vários partidos se dizerem muito preocupados com a educação, a verdade é que continuamos a ter baixas qualificações e indicadores de sucesso escolar baixíssimos. “Ao longo destes anos, não conseguimos vencer o desafio da educação”, afirmou o candidato da CDU.

“É inaceitável que se encerrem os postos, sem que sejam dadas quaisquer alternativas aos agricultores, que não sejam o ter de pagar do seu próprio bolso a colocação de linhas eléctricas até às explorações e a aquisição de equipamentos de frio ou, então, o terem de realizar viagens de dezenas de quilómetros duas vezes ao dia para entregarem na fábrica a sua produção”, afirmou o candidato. Esta situação é insustentável tendo em conta que na ilha do Pico os agricultores estão a receber apenas 19 centimos por litro de leite e têm de fazer face a custos de produção muito elevados.

Sérgio Gonçalves garantiu que a CDU levará estas preocupações ao Parlamento Regional e continuará a lutar pela defesa do desenvolvimento da ilha do Pico:
Entre as questões abordadas, destacam-se:
Sérgio Manuel Goulart Gonçalves, conserveiro Geral, PCP
Laurénio Armando da Silva, motorista de Pesados, PCP
Carla Patrícia Gomes de Caires, operária conserveira (manipuladora), independente
Hélio Jorge Silveira Goulart, funcionário público, PCP
candidatos suplentes
Miguel Ângelo Maciel Freitas, empregado de Balcão, independente
Hildeberta Maria Bettencourt da Costa, operária conserveira (manipuladora), PCP
Nelson Pereira Coelho, cozinheiro, independente
Hélder Manuel Goulart Gonçalves, empregado, PCP
Ana Paula Vieira Bettencourt Gonçalves, operária conserveira (manipuladora), independente
Manuel Lopes Gonçalves, pedreiro, PCP
José Cupertino Coelho Gonçalves Freitas, funcionário público, PCP
Maria Cecília Leal Ferreira Viana, empregada doméstica, PCP
Mandatário - Ernesto Manuel Araújo Rodrigues, técnico de manutenção de frio