Na intervenção num debate sobre o futuro da Investigação Política de Ciência na Região, o Deputado do PCP, João Paulo Corvelo, afirmou:
"Foi com alguma surpresa que se tornou do conhecimento público o eventual encerramento do IMAR – Instituto do Mar. Para o PCP é fundamental e estratégico que este pólo de investigação marinha prossiga o seu trabalho na cidade da Horta e apetrechado de todos os meios técnicos e humanos.
Perante as dúvidas que subsistem sobre o futuro do IMAR, é necessário existir um esclarecimento claro sobre qual o futuro da investigação no pólo da Horta da Universidade dos Açores. É necessário saber se estão assegurados todos os meios técnicos e salvaguardados os postos de trabalho e os direitos dos trabalhadores no suposto período de transição entre o anunciado encerramento do IMAR e a ativação de um Centro de Investigação da Universidade dos Açores designado por Okeanos.
Não é aceitável que se siga um caminho que tenha como consequência ou vise a contínua desvalorização e esvaziamento do prestigiado e reconhecido pólo de investigação científica da Universidade dos Açores na cidade da Horta. Para tal, o PCP estará alerta na sua defesa de forma intransigente."
Em anexo publicamos na íntegra a intervenção