Os dados preliminares dos CENSOS 2021 vieram comprovar o que já se esperava: continuamos, enquanto ilha e região, a perder população. Um dos critérios de escolha do sítio para viver é o preço e a disponibilidade de habitação. Não é de agora que a pouca oferta de habitação e os preços inflacionados que daí resultam, deixa inacessível esta condição básica de vida para uma parte das famílias na nossa Ilha. Não é de agora que muitas famílias gastam uma parte substancial dos seus rendimentos na prestação da casa ou para a renda mensal da sua habitação.
Para a CDU Corvo, é obrigação do Município implementar políticas para fixar a população e atrair pessoas para o concelho. Isto deve ser feito com a adoção de medidas e a definição de políticas, nomeadamente no setor da habitação.
A CDU Corvo considera urgentes medidas de promoção de habitação a preços acessíveis. A recuperação e reabilitação urbana na parte antiga da vila do Corvo deve ser uma prioridade. A Câmara Municipal do Corvo, em articulação com o Governo Regional, pode e deve avançar com esta reabilitação da zona antiga da Vila, criando condições e incentivos para que os proprietários reabilitem e recuperem o que está em ruínas.
Em relação ao arrendamento, a CDU Corvo propõe a criação de um Programa de Arrendamento a Custos Acessíveis em que seja permitido candidaturas todo o ano e mais simplificado no seu acesso, assente na reabilitação do património existente.
Estas medidas de carácter mais abrangente visam contribuir para a resolução deste grave problema que afeta sobretudo as pessoas que vem ou querem vir trabalhar para a Ilha do Corvo e as famílias jovens. Este problema complica e agrava outro problema – a vinda e fixação de mão de obra qualificada para a Ilha do Corvo. Para além desta questão fundamental da habitação, a CDU Corvo entende que o Município do Corvo deve prosseguir políticas de apoio à natalidade, com a definição e implementação de um programa municipal de incentivos e apoios.
A CDU Corvo propõe que se defina uma estratégia e plano de intervenção a curto e médio prazo para suprir as necessidades habitacionais e recuperar a parte antiga da Vila do Corvo. A CDU propõe, já para o próximo orçamento municipal, a aprovação de um programa municipal de apoio à natalidade.
A CDU Corvo assume o compromisso de intervir e defender estas e outras questões, no Corvo ou na Região, na defesa da nossa Ilha e do seu desenvolvimento.
Corvo, 8 de novembro de 2021
Gabinete de imprensa CDU Açores