No decorrer de uma iniciativa de contactos com os trabalhadores, acompanhada pelo coordenador do PCP Açores, Marco Varela, o primeiro candidato da CDU pelo círculo de São Miguel `nas eleições à Assembleia Legislativa dos Açores, considerou que o maior problema regional, que tem de ser enfrentado com urgência, são os baixos rendimentos. Não é aceitável que quem trabalha não consiga pagar as suas despesas básica. Em particular, nestes últimos anos, verificou-se uma redução muito significativa dos salários, pensões e rendimentos de pescadores, agricultores e pequenas empresas.
Na raiz do problema está uma opção política, tanto deste como dos anteriores governos regionais. Os rendimentos de quem trabalha ou de quem trabalhou toda a sua vida são sempre muito mais baixos do que a riqueza por eles produzida e do que o seu contributo real para a economia. Ao mesmo tempo, crescem as desigualdades, com o crescimento inaceitável dos lucros das grandes empresas que operam na Região, lucros enormes conseguidos à custa da especulação, da inflação, do liberalismo económico e de piores condições de vida da maioria. A economia cresceu, mas a vida das pessoas está pior!
Não é possível construir um modelo de desenvolvimento para os Açores, mantendo na pobreza quem trabalha e produz a riqueza. Que futuro tem uma região em que ter um emprego não permite fugir à pobreza? Para a CDU, não é aceitável que, para uma família conseguir pagar todas as suas contas, para conseguir sobreviver, os pais tenham de ter um segundo trabalho ou fazer horas extra.
Para a CDU, é preciso aumentar todos os salários, de forma significativa. Como medida urgente, se a CDU voltar a ter deputados eleitos, apresentará, na Assembleia Regional, propostas para aumentar o acréscimo regional ao salário mínimo para 10%, e a remuneração complementar para 15%. Recordamos que estas propostas foram por nós apresentadas, repetidamente. Tanto o PS, como o PSD, recusaram sempre o aumento do acréscimo regional ao salário mínimo nacional. E, quanto à remuneração complementar, foi por proposta da CDU, a última vez que esteve representada, que foi aumentada para 12%. A inflação e o aumento do custo de vida justificam a nossa proposta de a aumentar para 15%. É necessário combater o trabalho sem direitos!
É possível utilizar a autonomia regional para aumentar os salários, para construir um futuro em que os baixos rendimentos não sejam aceitáveis! Os contactos estabelecidos nas ações de campanha da CDU têm confirmado algo que dizemos há muito: a vida das pessoas está cada vez pior, e que a CDU faz falta na Assembleia Regional, com as suas propostas, nos salários e rendimentos, mas não só! A campanha da CDU tem mostrado que, para combater as injustiças, para uma mais justa distribuição da riqueza, é necessário o voto na CDU!