CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Educação e Cultura
  4. O PCP defende medidas excecionais para a Cultura

Educação e Cultura

17 dezembro 2021

O PCP defende medidas excecionais para a Cultura

  • Imprimir
  • Email
Twitter

culturaabr20

O acesso generalizado à cultura não é um luxo, como alguns parecem pensar, mas um fator essencial na vida coletiva, induzindo avanços na própria economia e em toda a estrutura social. Apoiar a cultura não é um investimento sem retorno, mas sim uma intervenção estruturante.

Contudo, por toda uma série de razões, que não se prendem exclusivamente com a dispersão geográfica do nosso território, na nossa Região o setor cultural é tradicionalmente frágil. Como já tivemos ocasião de afirmar, nas nossas nove ilhas existe um atraso de décadas na planificação e gestão do setor da cultura. A crise determinada pela Covid-19 agravou ulteriormente o quadro das dificuldades enfrentadas pelos agentes culturais.

Ora, o desenvolvimento de qualquer população depende da criação de condições materiais para que a difusão e a fruição da cultura não sejam sempre colocadas no final da lista das necessidades, ficando a intervenção necessária perenemente adiada.

Para pôr fim a este estado de coisas, os agentes culturais devem ser envolvidos nos processos de decisão política que dizem respeito ao setor: um modelo de gestão da cultura não pode ser imposto de cima. Os critérios e as modalidades da intervenção devem resultar em primeiro lugar da orientação oferecida pelos próprios agentes culturais. Só desta forma será possível organizar um plano estruturado, que progressivamente consiga minimizar as dificuldades e carências de setores durante muito tempo votado ao abandono.

Com base nestas considerações, o PCP defende que até ao final do ano, e na sua totalidade, sejam pagas aos operadores culturais as verbas que lhes foram atribuídas para 2021. E também sustenta que, apesar de os montantes ficarem aquém do que seria desejável, a atribuição das verbas agora inscritas no Plano e Orçamento regional seja planificada para que tais verbas possam chegar aos agentes culturais com a antecedência necessária. De outra forma, os mesmos não poderão planificar as suas atividades nem fazer face aos compromissos assumidos.

O PCP compromete-se a dar a ajuda possível, no sentido de sensibilizar não apenasO PCP compromete-se a dar a ajuda possível, no sentido de sensibilizar não apenaso governo, mas também a população em geral, relativamente aos problemas que o setorcultural atravessa, sublinhando sempre os grandes benefícios coletivos que o acessogeneralizado à cultura representaria para toda a Região.

Horta , 14 de Dezembro de 2021

DORAA do PCP

Tags: PCP, Cultura
  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

Balanço da visita do Coordenador Regional do PCP à ilha de São Miguel 17 março 2023
Agitam-se as águas de um mar que nunca foi calmo! 14 março 2023
Intervenção do Coordenador Regional do PCP Açores no XI Congresso Regional do PCP Madeira 27 fevereiro 2023
O PCP realizou uma ação de contacto e esclarecimento no concelho da Lajes do Pico 31 janeiro 2023
Conclusões da reunião da DORAA do PCP de 21 de Janeiro de 2023 25 janeiro 2023

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU