A CDU reafirma que o Plano e Orçamento da Região para 2021 continuam uma política fundamentalmente errada, que agrava os problemas dos açorianos. Embora tenha havido uma mudança das forças políticas do Governo Regional, Plano e Orçamento continuam a não dar respostas aos grandes problemas da nossa Região, que têm tendência a agravar-se.
O Governo Regional de PSD, CDS-PP e PPM, com apoio parlamentar do CHEGA e Iniciativa Liberal, em vez de desenhar uma nova política, insiste nos erros. Em vez de procurar soluções, adia ou esconde os problemas. A situação na Unidade de Saúde da ilha do Corvo, induzida pelo anterior Governo Regional, continua a ser descurada no plano e Orçamento Governo Regional do PSD, CDS e PPM, apoiados pela extrema-direita.
Isto é elucidativa de como as tantas promessas contidas nos programas eleitorais não passam disso mesmo: promessas sem perspetiva de cumprimento. É evidente que a proposta de 50 mil euros para as obras de reabilitação da Unidade de Saúde da ilha do Corvo fica claramente muito aquém do necessário para tornar esta unidade mais funcional e operacional.
Em relação às infraestruturas e equipamentos de saúde, a leitura política só pode ser a seguinte: o atual governo regional não tem uma visão global e integrada do SRS e da sua importância para a coesão social, bem-estar e qualidade de vida do Povo açoriano. Não há SRS sem organização e planeamento, sem profissionais de saúde devidamente valorizados e com condições laborais dignas e justas! O direito constitucional à saúde é inseparável do reforço e melhoria do Serviço Regional de Saúde, objetivo que exige a rutura com a política de direita até agora praticada pelos governos regionais que se sucederam.
Os problemas da saúde juntam-se a outros que temos vindo a denunciar. Nomeadamente o abastecimento de bens alimentares ao Corvo, continua a não existir regularidade. Não basta anunciar as preocupações e as intenções de resolver a questão. Os corvinos não podem ser tratados por este Governo como parentes pobres. A CDU irá continuar a batalhar por uma saúde melhor, por um futuro melhor e por uma Região melhor.
30 de Abril de 2021
CDU/Corvo