Saúdo todos os camaradas delegados e convidados do XI Congresso da Organização Regional dos Açores do PCP e da Célula do PCP do Matadouro da ilha Terceira trago um forte abraço para o nosso camarada Jerónimo Sousa.
Camaradas,
No âmbito das lutas desenvolvidas nos matadouros da Região, foi criada uma célula do Partido no Matadouro da Ilha Terceira. Na sua primeira reunião decidimos que as reuniões deste organismo se realizem de forma regular, uma vez por mês, para que possamos falar da situação politica, dos problemas dos trabalhadores da Região e dos problemas concretos que se colocam aos trabalhadores do nosso local de trabalho.
Camaradas,
Aos funcionários dos matadouros da região colocam-se vários problemas, nomeadamente a questão do fator de sustentabilidade que é aplicado a todos os funcionários que pretendem reformar-se aos 55 anos e que são penalizados nas suas pensões com um corte de 15.2%. Consideramos que se trata de uma medida injusta porque não tem em conta o facto destes trabalhadores estarem numa profissão considerada de alto risco.
Outro problema para o qual queremos que seja feita justiça tem a ver com os trabalhadores que detinham uma carreira específica até 2009 e que a perderam com a transição. Estes trabalhadores estão na luta pela reposição da sua carreira e por salários mais justos e dignos das funções que desempenham na sua atividade profissional.
Camaradas
Os trabalhadores da célula do Matadouro da ilha Terceira consideram que é fundamental o reforço e a intervenção do Partido nos locais de trabalho, para podermos assim acompanhar e dar mais expressão as aspirações dos trabalhadores.
Camaradas,
Temos de reafirmar o nosso compromisso e o nosso empenho para reforçar a nossa influência junto dos trabalhadores. Estando do seu lado e apoiando as suas reinvenções e as suas aspirações.
Os trabalhadores podem continuar a contar com o PCP, para a valorização das suas carreiras profissionais, para melhores salários para melhores condições de trabalho,
Viva ao XI Congresso da Organização Regional dos Açores do PCP
Viva ao Partido Comunista Português.