Nos contactos que a CDU mantém com a população do Pico, a questão da saúde nunca deixa de ser referida. Tanto o PS como PSD já fizeram muitas promessas (Centro de Saúde das Lajes do Pico, Centro de Saúde de São Roque do Pico, segunda viatura de suporte imediato de vida), mas não as mantiveram.
A CDU afirma que os serviços de saúde de proximidade têm de ser protegidos e valorizados, pois são essenciais para assegurar a saúde das comunidades e contribuem para a fixação de população nas zonas mais periféricas, sendo uma necessidade ainda mais premente quando se constata o envelhecimento da população.
A CDU afirma que os serviços de saúde de proximidade têm de ser protegidos e valorizados, pois são essenciais para assegurar a saúde das comunidades e contribuem para a fixação de população nas zonas mais periféricas, sendo uma necessidade ainda mais premente quando se constata o envelhecimento da população.
A CDU reafirma que o Plano e Orçamento da Região para 2021 continuam uma política fundamentalmente errada, que agrava os problemas dos açorianos. Embora tenha havido uma mudança das forças políticas do Governo Regional, Plano e Orçamento continuam a não dar respostas aos grandes problemas da nossa Região, que têm tendência a agravar-se.
O Governo Regional de PSD, CDS-PP e PPM, com apoio parlamentar do CHEGA e Iniciativa Liberal, em vez de desenhar uma nova política, insiste nos erros. Em vez de procurar soluções, adia ou esconde os problemas.
Em relação à reabilitação das instalações do Centro de Saúde do Concelho das Lajes do Pico, a CDU reafirma a necessidade de se avançar para a construção de um Centro de Saúde, em vez de continuar a investir em edifícios que não pertencem à Região.
As intervenções feitas neste Centro de Saúde nunca resultaram numa solução razoável. Por mais milhões que se gastem, será sempre muito difícil que um espaço não planeado nem criado para esse fim venha a ser o Centro de Saúde com qualidade que faz falta ao concelho das Lajes do Pico e à Ilha no seu todo. As Lajes do Pico tinham um dos Centros de Saúde com piores condições da Região Autónoma dos Açores. A opção do Governo Regional foi mover o Centro de Saúde para o antigo edifício da escola das Lajes, mas este também não tem as condições exigidas.
Assim, para a CDU é urgente a construção de um novo Centro de Saúde nas Lajes do Pico, com qualidade, quer na construção quer em funcionalidade, e de fácil acesso, que permita a prestação de cuidados de saúde modernos e disponibilize aos profissionais de saúde melhores condições de trabalho e motivação.
A CDU está contra a desvalorização do papel importantíssimo que os centros de saúde das Lajes do Pico e de São Roque do Pico têm na assistência à população destes dois concelhos.
A CDU considera que, em vez de uma verdadeira política de saúde, temos um sistema orientado para dar resposta à doença, e mesmo assim pouco eficiente. A Unidade de Saúde da Ilha do Pico, situada na Madalena, é um exemplo claro desta desorganização e incoerência. Já numerosos picoenses, por falta de especialistas na USIP, tiveram de ser deslocados para o Hospital da Horta, para fazer determinados exames ou consultas, como por exemplo as de Obstetrícia que, no entanto, constituem um cuidado de saúde básico: daí que, para a CDU, o investimento na rede de cuidados primários de saúde deva ser prioritário.
A CDU irá continuar a lutar por uma saúde melhor, por um futuro melhor e por uma Região melhor.
CDU Pico