• Uma região com Futuro exige investimento na Escola

    CI Professores

    Nas Escolas da região, é visível a falta de recursos humanos, em particular docentes, que deem resposta às necessidades dos alunos. O resultado é a atribuição de mais serviço a quem trabalha nas escolas, alunos sem professores durante largos períodos de tempo e a contratação de docentes sem qualificação profissional, com todas as consequências negativas que dai advêm. Envelhecimento, desvalorização, excesso de trabalho e instabilidade são problemas com vários anos, que tardam em ser resolvidos. Para o PCP/Açores, corrigir esta realidade exige valorizar salários e dar melhores condições de trabalho para docentes e não docentes.

  • Governo Regional não dá resposta ao acompanhamento aos filhos no encerramento de escolas

    109685393 1964941466975270 6725843562280879539 n

    Em causa está o impedimento, criado pelo Governo Regional, de os pais em teletrabalho faltarem para assistência a filhos menores ou deficientes, e receber o apoio excecional correspondente, no período de ensino a distância. A esta situação, contrapõe-se o que a ação do PCP conquistou na Assembleia da República, que já reconheceu o direito aos pais a optar por faltar para acompanhar os seus filhos, mesmo que estejam em teletrabalho. Fica assim demonstrada a enorme insensibilidade social do Governo Regional de direita e apoiado pela extrema-direita, que se recusa a implementar nos Açores um direito fundamental: a possibilidade de conciliar a vida profissional com a vida familiar.

  • Sobre a proposta de novo concurso de pessoal docente

    foto CI 27 jan 1 1

    Nota de imprensa

    O PCP recusa a criação de quadros maiores do que as escolas, que apenas manterão a instabilidade das escolas e dos. É necessário vincular os docentes às escolas, onde fazem falta, e não trazer novas incertezas à sua vida e à sua profissão! A defesa da autonomia exige soluções adequadas à realidade dos Açores, e não a cópia do que se faz noutros pontos do país.

  • Falta de Estratégia e compromisso com a Escola do Mar

    escoladomar

    Desde a primeira hora que a CDU Faial se manifestou favorável à implementação da Escola do Mar dos Açores na ilha do Faial. Desde logo pela dinâmica que pode criar na economia da ilha, mas também porque consideramos que tem todas as condições para se tornar uma escola de referência na área do mar em todo o país. Posto isto, algumas preocupações que nos foram surgindo com o passar do tempo foram colocadas ao Governo Regional, através de um requerimento pela representação parlamentar do PCP e até hoje ficaram sem resposta. Inicialmente foi anunciada a abertura para 2019/2020.